Quase dois anos após a criação da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), já é possível dizer que a região é outra em razão dos avanços neste período. Há quem diga que exista um Entorno antes e um Entorno depois da atuação e articulação da secretária Caroline Fleury. A cientista política foi nomeada para liderar a pasta em 6 de março de 2023. Desde então, são grandes as conquistas que ela proporcionou com uma atuação forte, técnica e comprometida com o desenvolvimento da região.
Caroline Fleury tem se destacado pela facilidade nas articulações entre órgãos estaduais e federais, além de aproximar as políticas públicas das reais necessidades dos moradores da Região do Entorno. Ela é responsável não só por ouvir as demandas, mas também por buscar soluções significativas para áreas essenciais, como o desenvolvimento regional, a mobilidade e a infraestrutura.
Entre as principais conquistas ao longo do período de atuação de Fleury está a instalação de Defensorias Públicas em Valparaíso e Luziânia, além da previsão de uma nova unidade em Águas Lindas. Caroline também intermediou a criação de Escolas do Futuro em Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso, assim como a realização de feiras de emprego e cursos profissionalizantes oferecidos nos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) em várias cidades.
Um dos grandes marcos da gestão de Caroline Fleury é a realização da feira No Entorno Tem, que divulga, valoriza e incentiva a cultura e as riquezas gastronômicas dos 13 municípios da região. Além disso, os projetos Encantos do Planalto Central, com foco nas belezas naturais da região, que agora também são promovidas internacionalmente, e Embaixadores no Entorno são um verdadeiro sucesso para garantir a valorização, principalmente turística, da região.
A secretária também atua arduamente na missão de garantir o desenvolvimento econômico da região. Uma das formas de fazer isto foi a expansão do Cinturão da Moda, replicando nas cidades do Entorno o modelo de desenvolvimento já aplicado na Rua 44, em Goiânia. Em Novo Gama, por exemplo, foi lançado o Arranjo Produtivo Local (APL) da moda, com a entrega da máquina Audaces.
“Queremos que as pessoas possam ter a oportunidade de trabalhar e estudar onde moram, sem precisar se deslocar para Brasília. O entorno é um oásis de oportunidades e potencialidades que tem muito a crescer”, assinalou.
Desafios e mobilidade urbana
A mobilidade urbana continua sendo um dos maiores desafios da Secretaria do Entorno. As altas tarifas de transporte entre o Entorno e o Distrito Federal afetam diretamente a população, e várias ações foram iniciadas para mitigar o problema.
Um exemplo foi a criação do Grupo de Trabalho do Entorno, formalizado por meio de portaria do Ministério dos Transportes, que reúne representantes de órgãos estaduais, federais e do DF para buscar melhorias no transporte coletivo semiurbano.
Neste sentido, Caroline Fleury foi até a capital Goiânia para conhecer de perto como funciona a gestão compartilhada do transporte público coletivo que atende Goiânia e mais 18 municípios. A ideia é replicar o modelo no sistema operante entre o Distrito Federal e as cidades adjacentes.
Nova voz do Entorno
Para Carol Fleury, o futuro da região passa pela autonomia dos municípios e pela criação de novos polos produtivos, reduzindo a dependência do DF. “Quanto mais forte e independente for o Entorno, mais empregos serão gerados localmente, e a relação com o Distrito Federal se tornará ainda mais saudável”, concluiu.
Com uma gestão voltada para resultados e um foco claro na integração regional, a atuação de Carol Fleury trouxe uma nova voz ao Entorno, fazendo com que a região finalmente ocupe o espaço que merece no cenário estadual e nacional.