Ações de prevenção e combate à violência nas escolas são apresentadas na Câmara de Valparaíso

Durante a Sessão desta quarta-feira, 19 de abril, a secretária municipal de Educação, Rudilene Nobre, representando o Comitê de crise de violência nas escolas, composto por órgãos de segurança pública e rede de ensino da cidade, esteve presente para comunicar à comunidade sobre ações de prevenção e combate à violência.

As ações preventivas ocorrem em todas as esferas da rede de ensino: estadual, municipal e rede privada, com palestras e treinamento importantes para a proteção da comunidade escolar.

Em Valparaíso de Goiás, só nas 56 instituições de ensino públicas, são mais de 27 mil alunos matriculados e mais de dois mil servidores.

“O poder público tem que tornar público as ações que estão sendo tomadas nas escolas, dando resposta de que nós não estamos alheios à situação. Quando ocorreram ameaças em duas escolas municipais, imediatamente criamos um comitê de crise, instituído através de portaria. Colocamos todos os poderes públicos dentro do comitê e estamos tratando esse tema desde quando começou. Existem ações que não podem ser divulgadas, porque são requisitos da polícia, mas todo o tipo de ameaça que nos levaram a tomar atitudes, nos tomamos”, pontuou Rudilene Nobre.

A secretária aproveitou o momento para reforçar o papel conjunto dos pais para prevenção à violência no que diz respeito ao acesso indiscriminado e excessivo de crianças e adolescentes aos conteúdos disponíveis na web e a ausência de supervisão dos pais no “mundo digital”, pode gerar efeitos nocivos aos filhos em virtude das muitas situações de vulnerabilidade e risco a que estes estão expostos “Precisamos da comunidade e famílias juntamente conosco. Devemos observar o combate à violência quando o pai olha a mochila do filho, quando sabe qual site o filho está acessando, quando não abandona o filho para o mundo digital”, pontuou.