O Senado aprovou um Projeto de Lei Complementar que inclui o município de Uruana de Minas (MG) na Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno. O texto teve aprovação unânime dos 59 senadores nesta terça-feira (28/3) e vai ser apreciado na Câmara dos Deputados.
A Ride, atualmente, é composta pelo DF e 33 municípios que mantêm vínculos econômicos e sociais, incluindo quatro de Minas Gerais: Arinos, Buritis, Cabeceira Grande e Unaí. A inclusão de Uruana de Minas é proposta pelo senador Carlos Viana (PSD/MG).
Ele explicou que a cidade foi criada a partir da separação de Unaí, que faz parte da região integrada, pouco antes de a lei entrar em vigor. O relator do projeto, Izalci Lucas (PSDB/DF), pontuou que a cidade está mais próxima de Brasília do que da capital do estado. São 242 quilômetros separando Uruana do DF e 642 quilômetros até Belo Horizonte.
Na visão de Izalci, a distância para esses dois centros metropolitanos “deixa evidente com qual deles há maior dependência e interação econômica e social”.