Nesta quarta-feira, 26 de abril, os parlamentares da Câmara de Valparaíso de Goiás aprovaram diversos Projetos de Lei, entre eles, o que autoriza o Poder Executivo a instituir e definir diretrizes para o incentivo ao uso da Terapia Assistida por Animais (TAA), como tratamento terapêutico complementar, o PL é autoria da vereadora Cláudia Aguiar.
A Terapia Assistida por Animais [TAA] tem por objetivo promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social, valendo-se do animal como agente terapêutico, funcionando como um elo entre o terapeuta e o paciente.
Alguns estudos mostram que após 15 minutos de convivência com os animais, os pacientes apresentam uma melhora significativa em sua saúde, como diminuição da ansiedade, pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, triglicerídeos, colesterol, estresse e depressão.
Segundo pesquisas, a terapia com cães, por exemplo, pode ser muito vantajosa para crianças. Aqueles que sofrem bullying ou outros problemas escolares, podem ter na TAA um apoio para ajudar no comportamento e em outras habilidades sociais.
Este é o caso também de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O contato com os cachorros pode ajudar a reforçar a autoestima, melhorar a concentração e ensinar sobre responsabilidade.