As eleições municipais de 2024 provaram que o governador Ronaldo Caiado é a maior liderança política de Goiás. Isso porque ele conseguiu eleger prefeitos nas duas maiores cidades do estado, Goiânia e Aparecida, além de uma série de outros municípios do território goiano.
Neste ano, o União Brasil, partido do governador, foi a sigla que mais elegeu prefeitos em Goiás. O UB ganhou em 95 cidades. Na segunda posição está o MDB, com 48 eleitos.
A sacramentação de Caiado como maior liderança de Goiás aconteceu no domingo (27/10), no segundo turno das eleições, quando Sandro Mabel (União Brasil) foi eleito prefeito de Goiânia, e Leandro Vilela, ‘afilhado político’ de Caiado tornou-se prefeito de Aparecida.
Vale lembrar que tanto Mabel quanto Vilela iniciaram a disputa de forma tardia e atrás dos concorrentes. Quando o governador entrou nas referidas campanhas, porém, os candidatos conseguiram viradas históricas e sagraram-se vitorioso na disputa eleitoral.
Em Goiânia, por exemplo, Caiado conseguiu derrubar um tabu de 36 anos. Isso porque desde 1988, um candidato apoiado pelo governador não vencia as eleições na capital.
As eleições serviram para mostrar a força de Caiado não só com a população, já que foi o governador mais bem votado do Brasil, mas também com as lideranças políticas em razão da capacidade angariar apoios e aliados. 2024 é só um aperitivo do que será em 2026, quando o governador deve disputar as eleições presidenciais.