A deputada estadual Dra. Zeli (União Brasil) propõe por meio de projeto de lei, que pessoas com diabetes mellitus tenham prioridade para realizarem exames na rede pública e privada de saúde. Segundo a proposta, a prioridade é válida na realização de exames que sejam exigidos jejum prévio, coletas de sangue e ultrassonografia do abdômen. A medida, que abrange todo o território goiano, está em tramitação na Assembleia Legislativa (Alego).
Para conseguir o atendimento preferencial, o paciente precisa informar a condição ao estabelecimento no ato do agendamento dos exames. A pessoa precisa comprovar tal condição no momento do atendimento, mediante apresentação de laudo médico, documento médico equivalente ou exame que comprove a patologia.
Na justificativa da propositura, a deputada ressalta que a prevalência da diabetes mellitus no Brasil é de cerca de 7,5% da população, o que significa que o país tem mais de 15 milhões de diabéticos. Ela lembra que as pessoas com a doença podem ter sintomas, como mal-estar, visão turva, sudorese, fome intensa, taquicardia e alteração do nível de
consciência, quando submetidas a várias horas de jejum.
Por conta da potencial gravidade de hipoglicemia, a parlamentar afirma que faz-se necessário proteger a saúde das pessoas com diabetes e torná-las prioridade no atendimento de saúde é uma das ações em prol destes pacientes.
O projeto de lei está em tramitação na Alego. Caso seja aprovado, vai a sanção do governador Ronaldo Caiado.